sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dando Início Ao Bass Tech

Bom galera, como o nome do blog diz, será uma blog voltado ao baixo elétrico, uma união que partiu minha com o Ramon (http://guitartechnical.blogspot.com)
Para a minha primeira postagem vou falar um pouco da história do baixo elétrico. Então vamos começar!

O baixo é similar na aparência e na construção de uma guitarra elétrica, mas com um corpo maior, um braço maior e comprimento de escala, com quatro, às vezes cinco ou seis cordas afinadas com a mesma altura como as do contrabaixo, que correspondem aos campos de uma oitava abaixo do que as quatro últimas cordas de uma guitarra (E, A, D e G). O baixo é um instrumento de transposição, como é simbolizada em clave de fá uma oitava acima do que parece (assim como no acústico) para evitar o excesso de linhas.

Desde 1950, o baixo elétrico substituiu boa parte do baixo acústico na música como instrumento na seção rítmica. Embora a maneira de tocar do baixista varia muito de um estilo de música para outra, o baixista cumpre um papel semelhante na maioria dos tipos de música: “ancorar” a estrutura harmônica e estabelecer o ritmo. O baixo é usado em muitos estilos de música, incluindo rock, metal, pop, ska, punk rock, country, blues e jazz. É usado como um instrumento solando no jazz, fusion, latim, funk e, em alguns estilos de rock e heavy metal.

Na década de 1930, músico e inventor Paul Tutmarc de Seattle, Washington, desenvolveu o primeiro baixo elétrico na sua forma moderna, um instrumento com trastes projetado para ser tocado na horizontal. O catálogo de vendas de 1935 da empresa Tutmarc, a Audiovox, apresentou o seu "Electric Bass Fiddle", um baixo de 4 cordas , de corpo sólido, instrumento com trastes para baixo e com uma escala com o comprimento de 30 ½ polegadas. A mudança para um formato mais de “guitarra” fez com que o instrumento fosse mais fácil de segurar e transportar, e a adição de trastes fez com que o baixo fosse tivesse uma afinação mais segura. Cerca de 100 desses instrumentos foram feitos durante esse período. Infelizmente a criação de Tutmarc não conseguiu alcançar o sucesso no mercado.

Electric Bass Fiddle


Na década de 1950, Leo Fender desenvolveu a primeira a criação em massa do baixo elétrico.
O seu Fender Precision Bass, introduzido em 1951, tornou-se um padrão da indústria amplamente copiado. O Precision (ou "P-bass") evoluiu de uma simples design de corpo semelhante ao de uma Telecaster com um captador single coil, para um projeto do corpo contornado com bordas chanfradas para o conforto e um captador single-coil de 4 pólos.

Primeiro modelo do Precision (hoje conhecido também como Telecaster Bass)



O baixo Fender era um instrumento novo e revolucionário, que poderia facilmente ser desempenhado por um guitarrista, podia ser facilmente transportado para um show, e poderia ser ampliado para praticamente qualquer volume sem feedback. Monk Montgomery foi o primeiro baixista a sair em turnê com um Precision com a big band de Lionel Hampton.
Roy Johnson, que substituiu Montgomery na banda de Hampton, e Shifty Henry com Louis Jordan & His Tympany Five, foram outros pioneiros dos baixos Fender. Bill Black, tocando com Elvis Presley, adotou o Fender Precision Bass em torno de 1957.

Segundo Modelo do Precision


Seguindo o exemplo da Fender, Gibson lançou um baixo em forma de violino com pino final renovável em 1953, permitindo que ele seja tocado na posição vertical ou horizontal. Gibson renomeou o baixo em 1958, como EB-1 (O EB-1 foi reeditado em 1970, mas desta vez sem o pino no final.)

Gibson EB-1


Também em 1958 lançou o Gibson EB arched maple top-2 descritos no catálogo da Gibson como "Um baixo com corpo oco-elétrico, que apresenta um baixo/barítono para dois tons diferentes."
Gibson EB-1 Arched maple top-2


Em 1959, foi seguido pelo EB mais convencional, o EB-0. O EB-0 foi muito semelhante a uma Gibson SG na aparência (embora os exemplos mais antigos têm uma forma do corpo mais próximo ao da Les Paul Especial).

Primeira versão do EB-0

Segunda versão do EB-0

Bom galera deixo o resto para o próximo post, pois esse já ficou muito grande, espero que tenham gostado e deixem comentários, sejam bons ou ruins, para que eu posso ir melhorando.

2 comentários:

  1. Muito legal este blog, tem uma temática na musica pela qual me interesso muito, "BAIXO". Eu mesmo mantenho um blog dedicado ao contrabaixo,( http://4-cordas.blogspot.com ) mas este é voltado para os baixos de 4 cordas.

    Parabéns pela iniciativa, vou acompanhar seus posts...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho
    www.myspace.com/cleitonsatiro

    ResponderExcluir