domingo, 25 de abril de 2010

Escala Maior

Na música a escala maior é uma escala diatônica (possui sete notas, 5 tons e 2 semitons) em modo maior, um dos modos musicais utilizados atualmente na música. A sequência de tons e semitons dessa escala obedece à seguinte ordem:

Tom - Tom - Semitom - Tom - Tom - Tom - Semitom

No caso da escala maior natural, a configuração de seus intervalos refere-se ao modo jônico e, a classificação maior, ao intervalo entre a tônica e o terceiro grau que é de dois tons (terça maior). A sonoridade melódica das escalas maiores nos induz a extroversão, ao entusiasmo e a euforia.

Fórmula da Escala Maior Natural:

T II III IV V VI VII T

t t s t t t s

I (T) Tônica: Grau fundamental que nomeia a escala e define seu Tom.

II Sobretônica: Grau acima da tônica.

III Mediante: Grau do meio entre a tônica e a dominante, define a classificação maior ou menor.

IV Subdominante: Grau abaixo da dominante.

V Dominante: Grau que "domina" o Tom. É o grau mais importante depois da tônica.

VI Submediante: Grau do meio entre a tônica oitavada e a Subdominante.

VII Sensível: Grau que precede a tônica em um semitom e pede complemento da mesma.

VIII (T) Oitava: Repetição da tônica, porém com o dobro da freqüência sonora.

A escala de C Maior Natural é considerada perfeita por ser composta apenas por notas naturais. O Temperamento permitiu a toda nota musical poder ser eleita tônica de qualquer tipo de escala. Na estruturação de uma escala sobre uma tônica qualquer, se faz necessário alterar certas notas por meio dos acidentes, para obedecer, desta maneira, a fórmula interválica da escala requerida.

A transposição tonal de uma escala consiste em adotar uma nova tônica, e manter a formação original de seus intervalos, ou seja, apresentam-se tônicas diferentes para o mesmo padrão modal. A teoria sobre esse processo será adequadamente detalhada no capitulo relativo ao sistema tonal.

A escala Maior Natural é a mais importante do sistema diatônico, pois é o alicerce fundamental para entender os encadeamentos de escalas, construções de acordes e progressões harmônicas.




Deixo aqui 3 escalas para vocês irem treinando, as de C, G e D, aproveitem o que eu escrevi no post e tentem fazer as outras por vocês mesmos, os números mostram a casa a qual você deverá tocar, treinem com metronômo comece com 60 bpm, e vai subindo de 10 em 10, se tiver dificuldade de 5 em 5.
Qualquer dúvida ou dificuldade fale nos comentários que tentarei ajudar o mais rápido possível.

Um comentário: